domingo, 26 de fevereiro de 2012

Atividade de Carnaval na Escola do Terrim


No dia 17 de fevereiro realizou-se uma atividade de carnaval na nossa escola, transversal às duas turmas Pief (T1 e T2). Mais uma vez, conseguiu-se fomentar um momento de descontração e convívio saudável entre alunos e professores. Momentos estes que contribuem para uma maior aproximação entre os intervenientes no processo de educação. Desta vez, desenvolvemos um desfile de carnaval com direito a votação e eleição dos três melhores disfarces. Para tal forma nomeados elementos do júri composto por alunos e as estagiárias do curso de Animação sócio Cultural. O Professor Rui Torres disponibilizou um leque bastante diversificado de fardamentos. Tudo começou com a escolha informal e experimentação de peças de vestuário por iniciativa própria dos elementos participantes, de acordo com os seus gostos. Aos poucos alunos e professores começaram a dar forma à sua caraterização e no final deu o resultado que as imagens seguintes ilustram. Um desfile colorido e bastante animado.


quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

A dependência do álcool e seus efeitos (continuação)…(sessão de esclarecimentos - Al Anon)

Foi programada e organizada a atividade pela Professora Maria José V. Lino no âmbito do 4º Projeto do T1, extensiva também à turma do T2 pela importância e utilidade da sessão para os nossos alunos. Contatou-se a Associação de apoio às famílias de Alcoólicos Anónimos em Corroios, Almada, que se mostraram muito receptivos à atividade com os nossos alunos. Ficou agendada a vinda de três membros da Associação ao PIEF-Terrim, Pinhal Novo, para o dia dezasseis de Fevereiro de 2012, pelas onze horas. No respetivo dia realizou-se com êxito a sessão, e os membros representantes da Associação dos Alcoólicos Anónimos, o Senhor João Nunes e as senhoras: Filomena Gomes e Guilhermina Capão interagiram de forma dinâmica e positiva com os nossos alunos, partilhando as suas experiências pessoais enquanto familiares de pessoas dependentes do alcool e/ou de outras dependências…, as consequências e efeitos do consumo de álcool por parte de familiares seus e as graves repercussões que isso teve nas suas vidas a vários níveis e nas suas famílias, que tiveram de buscar ajuda/apoio a fim de saberem como apoiar e lidar com esta realidade para a qual, não estavam preparados…Foi-lhes difícil partilhar essas experiências, mas o efeito que isso teve nos nossos alunos foi eficaz. Foi uma forma de os consciencializar para os aspetos negativos do consumo de álcool em demasia e/ou outras dependências…



terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Dia de S. Valentim



De acordo com a planificação de VPT e de CLE do 4º Projeto os alunos da turma T1 realizaram de forma ativa e dinâmica atividades relacionadas com o S. Valentim (recortes, pintura de desenhos alusivos ao tema e criação e decoração de duas caixas de S. Valentim. ...materiais:cola, tesouras, cartolinas e muita criatividade e boa disposição!Os trabalhos foram posteriormente expostos na sala de aula e aberta a exposição a todos os piefinos....





terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

A dependência do álcool e seus efeitos… (sessão de esclarecimentos - Alcoólicos Anónimos)

Foi programada e organizada a atividade pela Professora Maria José V. Lino no âmbito do 4º Projeto do T1, extensiva também à turma do T2 pela importância e utilidade da sessão para os nossos alunos. Contatou-se a Associação dos Alcoólicos Anónimos em Setúbal, que se mostraram muito receptivos à atividade com os nossos alunos. Ficou agendada a vinda de dois membros da Associação ao PIEF-Terrim, Pinhal Novo, para o dia sete de Fevereiro de 2012, pelas onze horas. No respetivo dia realizou-se com êxito a sessão, e os membros representantes da Associação dos Alcoólicos Anónimos, o Senhor José António Gomes e o Senhor Miguel Domingues interagiram com os nossos alunos de forma muito positiva, partilhando as suas experiências pessoais, as consequências e efeitos do consumo de álcool nas suas vidas pessoais a vários níveis (familiar, emocional, pessoal, profissional…)