terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Alimentação saudável: Palestra seguida de degustação





Os alunos das turmas T1 e T2 participaram numa palestra no Terrim, que se designou “Alimentação Saudável”, patrocinada pelo Celeiro Dieta. Teve o seu inicio às 14.30 horas na sala da turma T2. Em PowerPoint a oradora/nutricionista falou sobre proteínas, nutrientes, evolução da roda dos alimentos, molhos, fritos, fast food, enfim uma panóplia de temas que conforme ia decorrendo os alunos também iam tirando as suas dúvidas.

Às 15.30 horas, finda a palestra deu-se início à degustação, criando certa apreensão aos alunos por verem alimentos diferentes na sua confecção embora 100% naturais, e em alguns alimentos ser diferente no gosto do que estão habituados comer. Pouco a pouco os alunos foram-se rendendo às evidências. Exemplos: hambúrguer vegetal, leite de soja com sabor a chocolate e/ou baunilha e bolachas/tostas barradas com doce de morango, gelado, entre outros. Os alunos inicialmente a demonstrarem pouca vontade de participar, mas na sala e acompanhados pelas nutricionistas e professores demonstraram empenho e interesse na atividade que decorreu sem problemas. Os alunos tiveram a oportunidade de conversar, questionar e de provar partilhando opiniões e sensações. Perto das 16 horas fizemos o intervalo, arrumou-se a sala e às 16.15 horas as turmas T1 e T2 retomaram as aulas normalmente. Alunos presentes do T2: Alexandre Camelo, Ana Pinto, Ana Piteira, Bruno Silva, Cristiana Granja, Fábio Amador, Isa Almeida, Miguel Faria e Tiago Alves. Professores presentes: Jorge Frade, Mavilde Albino, Ricardo Gomes, Rui Torres e a Técnica de Intervenção Local Isabel Cid.

Festa/ Convívio de Natal


No dia 16 de dezembro realizou-se a nossa festa/convívio de Natal na Escola do Terrim. Foram convidadas a participar as diversas entidades que colaboram connosco, através dos seus representantes. A iniciativa começou por volta das 9.30 horas com atividades desportivas orientadas pelo Professor Ricardo e também com uns últimos retoques na decoração do espaço escolar e preparação do almoço de Natal. Quando chegaram os nossos convidados, os mesmos foram orientados de forma a visitar a nossa exposição na sala do T1, com um conjunto de registos das actividades realizadas pelos elementos desta equipa. Em seguida, tiveram a oportunidade de assistir ao nosso presépio humano com a participação de alunos e professores. Depois deste
momento de grande empenho por parte dos intervenientes, chegou a hora do almoço. Com a colaboração de todos conseguiu-se um leque diversificado de pratos bem deliciosos. Foi um momento de confraternização entre todos. Para culminar este convívio saudável, fez-se a troca de presentes com momentos muito divertidos e de envolvência entre todos.