quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Dinâmica de Grupo - Ação de sensibilização na Saúde


No dia 15 de dezembro, a Equipa de Saúde Escolar de Palmela representada pelo dr João e a sra enfermeira Vânia vieram à nossa escola dinamizar uma ação de sensibilização na área da saúde. Os alunos das turmas T1 e T2 prepararam anteriormente um conjunto de questões a colocar neste encontro. Tratou-se de uma atividade mais orientada para a educação sexual e doenças sexualmente transmissíveis, visando o esclarecimento de dúvidas existentes nos jovens deste grupo. E houve muitas, muitas dúvidas!

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Visita à Galeria da Biblioteca Municipal de Palmela – “Elos Criativos”


Visita à Galeria da Biblioteca Municipal de Palmela – “Elos Criativos”


Os alunos das turmas T1 e T2 saíram da escola (Terrim) a fim de participarem numa atividade em Palmela na Galeria Municipal “Elos Criativos”. Esculturas de Pedro Marques e Pedro Botelho com poemas de Bruno Dias (união entre a arte de moldar o ferro e a arte de esculpir a pedra, transmitindo histórias, gostos e interesses). Perto das 14 horas o autocarro da Câmara Municipal de Palmela chegou e partimos. O condutor deixou-nos no castelo de Palmela. Aproveitando a oportunidade fizemos uma visita ao castelo, muito positiva pois houve alunos e professores que ainda não o conheciam. De seguida, dirigimo-nos para a Biblioteca a pé. Na Biblioteca também a visita correu sem problemas. Tiveram a oportunidade de conversar com um dos autores das peças (Pedro Marques) e de partilhar opiniões/sensações… enfim foi interessante. Por fim,apanhámos o autocarro e os alunos ficaram na Escola José Maria dos Santos por volta das 16.10 horas. Os alunos inicialmente com pouca vontade de participar, mas no local, e acompanhados pelo autor demonstraram interesse e assinaram o livro de opinião. Alunos presentes do T2: Alexandre Camelo, Ana Pinto, Ana Piteira, Bruno Almeida, Bruno Silva, Cristiana Granja, Fábio Amador, Isa Almeida, Miguel Faria e Tiago Alves. Professores acompanhantes: Ana Marques, Mavilde Albino, Ricardo Gomes e Rui Torres.

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011





III Fórum Social de Palmela




Nos dias 29 e 30 de novembro de 2011 decorreu no Auditório da Biblioteca Municipal de Palmela o III Forum Social de Palmela.

Entre os muitos painéis que existiram durante os dias do forum, desde a participação da Cáritas, Banco alimentar, "Batas Amarelas" (Hospital S.Bernardo - (Setúbal), houve um que definitivamente se destacou de todos os outros que foi o da nossa participação - PIEC.

A Dra Teresa Azevedo na liderança, acompanhada por 3 alunos do T2 - Rute Vargas, Bruno Silva e Abderrahim Akayeb.

Após introdução da Dra. Teresa Azevedo, cada aluno teve a honra de falar do que tem sido a sua experiência PIEC. Em seguida, falaram da sua participação no ano passado numa atividade de voluntariado que fizeram no Hospital de Setúbal, desde a distribuição de cafés pelos utentes, desenhos, flores e magia.Um dia/uma realidade que para eles foi inesquecível.

Foi gratificante sentir o aluno Abderrahim Akayeb sensibilizado, muito sensibilizado quando diz "o PIEC é a minha família" e contou a sua opção ao vir desde Marrocos para Portugal, tendo revelado que o PIEC lhe deu a mão e o que ele é hoje deve-o a este projeto. A plateia emocionou-se e logo de seguida ouvem-se palmas. Foi um momento bonito. Teve direito a duplo aplauso, pois fazia anos no dia seguinte.

Bonito foi também o gesto de uma das responsáveis da Câmara Municipal de Palmela (Dra Maria José Travanca) quando faz questão de vir ter com os alunos, agradecer-lhes e dar um beijinho a cada um. Os alunos sentiram-se felizes/"imortais". Afetos simples que fazem parecer que são miúdos e não graúdos pois já vão a caminho dos 18 anos e quantos terão tido nesta curta vida?